Ensinamento do Rabino Youssef
Moisés pode ser você mesmo! Estranha declaração não é? Todos nós somos escravos do mundo e necessitamos nos libertar desta escravidão. O Faraó representa a parte cruel de nosso ego que mata todas as nossas criancinhas interiores. Porém, este próprio ego, tem seu lado bom. Por exemplo sua filha princesa que encantadoramente brinca no lago(lago da paz, da inocência interiora). Para que nossa criancinha real, nosso eu espiritual alcance libertação, ele deve descer pelas águas límpidas da proteção de nossa mãe amada( nosso Eterno Divino) e ficar sob a proteção da princesa encantada que banha no lago da inocência de nós mesmos. Enquanto a alma vai crescendo na corte suntuosa do Ego (Faraó terrivel), ela também vai tomando conhecimento de sua linhagem e herança espiritual. Conhece sua família, seus pais, seus irmãos, em outras palavras se reconhece como filha do Eterno e não como filha do mundo(a terra de Mizraim , o Egito). No bom sentido, ela precisa de acabar com as mazelas que acorrentam alguns de seus sentimentos interiores que ainda estão escravos. Depois ela foge. Vai para o deserto. Passa por um processo de renúncia total. Inclusive de ser filho do Faraó do Egito (Ego terrivel do mundo). Conhece um sogro que é mestre. Casa-se. Em outras palavras, ela se ajugenta do mundo prisional das paixões, volúpias, desejos, etc e se distancia, onde encontra os primeiros ensinamentos para o seu crescimento. Mas isto não basta. Uma vez adquirindo tal envergadura, ela necessita libertar todos os outros escravos. São imperfeições mais solidificadas dentro dela mesmo. Ela tem que lutar frente a frente com o Faraó (Ego terrivel), e libertar seus escravos interiores do mundo mal(Egito, terra de Mizraim). Tem problema na fala. Ou melhor, sua linguagem ainda está contaminada pelo mundo. Necessita substituí-la pela linguagem sagrada (AArão, seu irmão, fala por Moisés). A palavra tem poder, alcança autoridade espiritual. Mas só pode vencer com a ajuda do Eterno, que lhe protege. Ela de novo precisa de se afastar mais das tentações e provas do mundo. Leva-se anos num deserto de privações e provas. Mas logo de início recebe o Torá, ou melhor, um código de leis que com certeza haverá de sustentá-la na travessia. Chega o momento final. Para trás, fica o velho homem e segue o homem novo (Josué- veja a semelhança com IAVÉ - IOUA - IOCHUA, etc). Porém a luta continua, há muralhas a serem derrubadas, espaços a serem conquistados e posições a serem tomadas. Ela sabe qual o caminho da libertação, porque conseguiu sair do caminho da escravidão. Uma epopéia que pode ser vivida por cada um de nós. Moisés (o filho tirado, salvo) é filho de Joquebede (A glória de Iavé), tem um irmão sacerdote Aarão( o iluminado), seu pai Anrão (povo engrandecido), sua irmã Miriam (significa senhora). Pois bem, aquele que se salva das mazelas do mundo, torna-se filho do povo engrandecido pelo glória do Eterno. Sua alma se ilumina e se torna senhora de si. Eis aí a chave mosaica para qualquer um de nós.
Moisés pode ser você mesmo! Estranha declaração não é? Todos nós somos escravos do mundo e necessitamos nos libertar desta escravidão. O Faraó representa a parte cruel de nosso ego que mata todas as nossas criancinhas interiores. Porém, este próprio ego, tem seu lado bom. Por exemplo sua filha princesa que encantadoramente brinca no lago(lago da paz, da inocência interiora). Para que nossa criancinha real, nosso eu espiritual alcance libertação, ele deve descer pelas águas límpidas da proteção de nossa mãe amada( nosso Eterno Divino) e ficar sob a proteção da princesa encantada que banha no lago da inocência de nós mesmos. Enquanto a alma vai crescendo na corte suntuosa do Ego (Faraó terrivel), ela também vai tomando conhecimento de sua linhagem e herança espiritual. Conhece sua família, seus pais, seus irmãos, em outras palavras se reconhece como filha do Eterno e não como filha do mundo(a terra de Mizraim , o Egito). No bom sentido, ela precisa de acabar com as mazelas que acorrentam alguns de seus sentimentos interiores que ainda estão escravos. Depois ela foge. Vai para o deserto. Passa por um processo de renúncia total. Inclusive de ser filho do Faraó do Egito (Ego terrivel do mundo). Conhece um sogro que é mestre. Casa-se. Em outras palavras, ela se ajugenta do mundo prisional das paixões, volúpias, desejos, etc e se distancia, onde encontra os primeiros ensinamentos para o seu crescimento. Mas isto não basta. Uma vez adquirindo tal envergadura, ela necessita libertar todos os outros escravos. São imperfeições mais solidificadas dentro dela mesmo. Ela tem que lutar frente a frente com o Faraó (Ego terrivel), e libertar seus escravos interiores do mundo mal(Egito, terra de Mizraim). Tem problema na fala. Ou melhor, sua linguagem ainda está contaminada pelo mundo. Necessita substituí-la pela linguagem sagrada (AArão, seu irmão, fala por Moisés). A palavra tem poder, alcança autoridade espiritual. Mas só pode vencer com a ajuda do Eterno, que lhe protege. Ela de novo precisa de se afastar mais das tentações e provas do mundo. Leva-se anos num deserto de privações e provas. Mas logo de início recebe o Torá, ou melhor, um código de leis que com certeza haverá de sustentá-la na travessia. Chega o momento final. Para trás, fica o velho homem e segue o homem novo (Josué- veja a semelhança com IAVÉ - IOUA - IOCHUA, etc). Porém a luta continua, há muralhas a serem derrubadas, espaços a serem conquistados e posições a serem tomadas. Ela sabe qual o caminho da libertação, porque conseguiu sair do caminho da escravidão. Uma epopéia que pode ser vivida por cada um de nós. Moisés (o filho tirado, salvo) é filho de Joquebede (A glória de Iavé), tem um irmão sacerdote Aarão( o iluminado), seu pai Anrão (povo engrandecido), sua irmã Miriam (significa senhora). Pois bem, aquele que se salva das mazelas do mundo, torna-se filho do povo engrandecido pelo glória do Eterno. Sua alma se ilumina e se torna senhora de si. Eis aí a chave mosaica para qualquer um de nós.
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